O Que Deus Aborrece

24/08/2011 15:32

 O QUE DEUS ABORRECE

PV. 6. 16-19

 

O trecho de provérbios 6.16,19 faz de um conjunto maior de "listas" usadas na literaturas da sabedoria.

Salomão, segundo a inspiração dao Espírito, é levado à trazer ao nosso conhecimento uma relação de atitudes reprováveis por Deus.

Logo, este trecho nos mostra em primeiro lugar uma evidência do carater de Deus.

Seu povo é consequentimente admoestado a viver em forma santa.

Algo que com certeza chama a minha atenção é de que todas as atitudes mencionadas nesta lista revelam frouxidão moral e pobreza de caráter.

Do "olhos altivos" ao " proferir mentiras" e "semear contendas."

Paulo faz referência à igreja como "coluna e baluarte" (1Tm 3.15).

Portanto tratemos agora com mais detalhes estas atitudes que contradizem o santo carater de Deus.

 

1. Olhos Altivos

Tipificam arrogância, presunção, orgulho cheio de nobreza.

Em toda bíblia Deus condena a arrogância dos homens, pois esta contraria a sabedoria divina.

Provérbios 8:12-13 " Eu, a sabedoria, habito com a paciência e disponho a arrogância, o mau caminho e a boca pervesa, eu as aborreço."

Isaías 2:1-5 profetiza sobre o estabelecimento da montanha da casa do Senhor,  uma profecia claramente messiânica.

No mesmo capitulo. ele mostra a soberba e a arrogância dos homens ( Is 2:12-17).

Dentre todas as caracteristicas que possam denegir o caráter  do homem de Deus, sem sombra de dúvidas o orgulho é uma daspiores.

Jesus disse: " A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons teu corpo terá luz; se porém os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grande são taís trevas." (Mt 6. 22-23)>

Nossos olhos transmitem a natureza dos nossos sentimentos, do que nossa alma está cheia e, certamente esse tipo de soberba atrairá oposição e resistência da parte de Deus. (Tg 4:6).

 

2. Lingua Mentirosa

Nesta lista de sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da lingua.

Deus odeia a mentira, o mentiroso será castigado por Deus (Sl 7:12-16).

Muitas pessoas confiam na mentira, se achando capazes de enganar o mundo.

Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor (Sl 40.4), o servo do Senhor abandona a mentira  e busca a lei do Senhor (Sl 119.163).

Da mesma maneira  que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece. (Pv 13.5).

Este é o pequeno membro ao qual Tiago se refere, que é capaz de realizar grandes destruições e, com ele mesmo indaga: "... pode uma mesma fonte jorrar àgua doce e amarga?" (Tg 3.11).

Evidentimente que a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34).

Portanto amados irmão o falar mentiras é a prova de que o interior está cheio dela, e , com certeza isso não agrada mesmo a Deus.

 

3- Mãos que Derramam Sangue Inocente

Quando Deus falou de derramar sangue inocente, ele se referia a associação entre a violência e a injustiça.

Deus é perfeitamente justo, e qualquer injustiça é uma rejeição do carater de Deus (Dt32.4).

A pessoa que condena o justo ou justifiça o ímpio mostra injustiça, devemos lembrar do conselho de Salomão em (Pv 18-17).

O homem justo procura ouvir ambas as partes antes de julgar.

Jesus disse: "Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça. (Jo 7.24).

 

4- Coração que Trama Projetos Iniquos

Os ímpios tramam contra os justos.

Há tanta injustiça no mundo que pessoas de bom caráter perdem o ânimo.

Sábio Salomão escreve: " Verdadeiramente, a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração." (Ec 7.7).

Mas esse quadro vai mudar, será invertido. (Sl 37. 12-17).

Para entender melhor as atitudes de Deus leiamos (Sl 50.16-23).

Esse trecho mostra que até mesmo pessoas que dizem ser servos do Senhor e até os que ensinam a Palavra podem ser culpados desse mal.

 

5- Pés que se Apressam a Correr para o Mal.

Deus criou o homem para servi-lo.

Devemos dedicar nossos corpos como sacrificios vivos para fazer a vontade de nosso Criador e Redentor (Rm 12.1-2).

É interessante que nesta lista de coisas que Deus aborrece os primeiros cinco itens são descritos em relação  a parte do corpo ( olho, língua,mãos, coração e pés).

A mensagem para nós aqui é que, se os membros de nosso corpo são de fato consagrados a Deus, a abstinência de tais atos será uma , consequência natural.

Salomão nos adverte sobre o perigo de entrar no caminho dos malfeitores (Pv 1.15-16).

O verdadeiro discípulo tem que aborrecer o mal e ser amigo do bem ( Pv. 8.13; Tt 1.8).

Pés falam sobre caminhar. Este mal pode ser entendido de forma generalizada, ou seja, engloba basicamente tudo que temos falado até agora e mais alguma coisa que se relacione com a maldade inerente ao gênero humano.

 

6- Testemunha Falsa que Profere Mentiras

Amados irmãos notamos que por duas vezes nesta lista de sete itens, Deus inclui a mentira.

não podemos abrandar a gravidade desse pecado.

Deus é verdade, e a mentira não vem dele (Jo 8.44).

Mentiras não são brincadeira, temos que falar a verdade sempre e exclusivamente.

Paulo escrevendo em sua epistola aos Efesios nos diz: por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. (Ef 4.25).

o profeta Zacarias também nos escreve a respeito da mentira: " flai a verdade cada um com o seu próximo, executai juízo nas vossas portas, segundo a verdade, em fazor da paz" (Zc 8.16).

Esta classe dementira ganhou uma atenção especial, embora já houvesse sido mencionado a língua mentirosa este veio para dar uma classifição ainda mais grave da mentira.

Isto esta ligado à calúnia e difamação, pecados que devemos certamente em nossas vidas abolir.

Podemos ainda definir calúnia como a imputação falsa, que ofende a reputação ou o crédito de alguém.

A difamação tem por objetivo levar alguém ao descrédito, ou seja, dar uma versão aleivosa e tomar  o caráter e a reputação de uma pessoa questionavél.

 

7- O que Semeia Contendas entre Irmãos.

Mais uma vez, encontramos nessa lista um pecado que envolve, principalmente, o uso da língua, contendas são obras de maldizentes. (Pv 26.20).

Há  infelizmente, pessoas neste mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas.

Deus não apenas detesta mas abomina tal comportamento.

Lembremos que satanás usou esta tática para levantar dúvidas sobre as intenções divinas para a humanidade, semeando no coração de Eva a idéia de um Deus egoísta e ciumento. (Gn 3.1-5).

é aqui que nos defrontamos com a origem da clúnia; o coração maligno do diabo e todos aqueles que utilizam  este recurso se fazem parceiro de satanás.

A soberba é uma fonte das contendas que dividem irmãos. (Pv 17:19).

Contendas são faceis a começar e difíceis a terminar. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal forma que ninguém consegue contersuas consequências. (Pv 17:14).

A melhor maneira de resolver uma contenda é não começa-la.

Certamente que dentro deste encontraremos os que difamam e caluniam, estas são as sementes dos que semeiam contendas entre irmãos.

Dentre todos os que vimos este foi o que ganhou maior destaque na lista dos que desagradam a Deus.

Portanto amados precisamos aprender a ser mais pacificadores, o cuidado com o que falamos se torna cada vez mais necessário quando se trata de algo que Deus abomina não podemos aceitar que difamem, caluniem, ou falem dolosamente sobre a vida dos que nos cercam.

 

Conclusão

Todo rebelde traz consigo "olhos altivos" que o fazem pensar que não deve estar sujeito a nenhuma liderança.

"A língua mentirosa"  e o "falsa testemunha" também se manisfestam nas tentativas de alienação e persuasão dos membros da igreja contra a liderança.

Seus argumentos parecem fazer sentido mas se originaram nas profundezas de satanás e estão cheios de mentiras, odio e inveja.

O que não dizer também do "coração que trama projetos iníquos"?

Toda divisão parte de um plano, e possui estratégia e táticas meticulosamente elaboradas.

Nenhuma rebelião acontece por improviso, todavia tem sua origem num coração que prologadamente nutriu tais projetos.

Semear contendas contra irmãos, podemos constatar que todos rebelde não se dá por satisfeito até que muita gente participe de seu mal e de seu castigo.

Espero com este estudo ajudar aqueles que procuram aprender mais a Palavra do Senhor. 

 

Autoria: Pr. Antonio Alberto